Lido em: Julho de 2014
Título: Quem é você, Alasca? Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Gênero: New Adult
Ano: 2010
Páginas: 229
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Resenha
Miles Halter é um jovem que mora na Flórida e é apaixonado por últimas palavras e usa as últimas palavras do poeta François Rabelais para seguir como inspiração, que foram: "Saio em busca de um Grande Talvez. é por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez." E é isso que Miles Halter vai à procura, ele vai à procura do Grande Talvez . Cansado de sua vida sem graça e sem amigos, na casa dos pais, na Flórida, Miles vai para o colégio interno Culver Creek no Alabama.
Em Culver Creek foi onde Miles conheceu o seu colega de quarto Chip Martin, mais conhecido como Coronel, e que logo apelida Miles, de "Gordo", uma ironia relacionado ao seu físico magricela. Também conheceu a "inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual" e cheia de mistério Alasca Young, e que de cara se apaixona.
Gordo é logo apresentado aos amigos de Coronel e Alasca, daí ele passa a conhecer um mundo que ele desconhecia, um mundo agora onde ele tem amigos, bebe, fuma, beija garotas...
"Quem é você, Alasca?" é narrado em primeira pessoa. Começa bem parado, o que de início me fez pensar em um livro cansativo e sem desenvolvimento do enredo, mas ao decorrer das páginas começou todas as aventuras e mudou o rumo de "cansativo" para grandes emoções.
O livro é dividido em duas partes, o "antes" e o "depois", o que confesso que me deixou bastante curiosa para saber ao que se referia, e em todas as páginas vêm com a contagem regressiva. Por exemplo, na primeira página já começa com "cento e trinta e seis dias antes".
É um livro que há muita reflexão e questionamento e que pude perceber uma mudança aparente do personagem principal, Gordo.
"Quem é você, Alasca?" é um livro muito bonito, cheio de metáforas, mas não recebeu classificação máxima porque apesar de todo seu encanto, achei que faltou algo a mais, o ponto forte do livro, na minha opinião, foi a parte final, onde ouve a "lição", reflexão e os questionamentos de todos os acontecimentos. Mas nem por isso que deixo de indicar o livro. Indico o livro pra todos que estão à procura de um "Grande Talvez" ou também serve a todos que estão a procura de uma boa reflexão sobre a vida.
Eu tenho o livro, mas nunca li. Ainda não me chamou atenção o suficiente para eu começar a ler. Agora comecei O menino do pijama listrado, mas assim que acabar vou ver se estou afim de começar.
ResponderExcluirCaramba, seu ponto de vista em relação ao livro, foi exatamente igual ao meu...
ResponderExcluirhttp://lecry.blogspot.com.br/