Título: Claros Sinais de Loucura
Autor: Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira
Ano: 2014
Páginas: 256
Classificação:

Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.
Resenha:
Sarah é uma menina de 12 anos que mora com o pai alcoólatra numa cidadezinha do Texas. Procura em si sinais do gene da mãe, ou seja, sinais de loucura. Sua mãe, Jane Nelson, é louca. Tentou matar Sarah e o irmão gêmeo, Simon, afogados quando tinham apenas 2 anos de idade. Sarah sobreviveu, Simon morreu.
Ela não sabe muita coisa da mãe, nem do irmão e nem do que aconteceu direito, só sabe o que ouviu os parentes cochichando pelos cantos ou pelos noticiários, que mesmo após 10 anos é sempre lembrado ou é feito alguma referência quando surge casos parecidos. Apesar de muito madura e esperta, Sarah é muito 'reclusa' ao pai, não tem coragem de tirar suas dúvidas em relação a mãe, porque sabe que vai usar as "palavras problemas". O pai, que é professor, quando está em casa passa mais tempo embebedado do que cuidando da filha pré-adolescente. Com toda essa solidão, Sarah compartilha seus segredos e sentimentos íntimos com seu diário e com Planta, que é uma planta que sempre o acompanhou nas suas diversas mudanças de cidade.
Claros Sinais de Loucura fala de muito de palavras. Existem palavras problemas, palavras favoritas e etc. Sarah evita usar palavras problemas até mesmo escrever, ela sabe o que acontece quando usa palavras problemas para falar com o pai.
Um ponto interessante do livro é a madureza de Sarah, apesar de sua vida conturbada, ela consegue ter carisma e humor, se manter firme e buscar soluções para os seus problemas, mesmo frustada com tudo, no fundo ela sabe que o pai faz de tudo para mantê-la segura.
No decorrer do livro, notei que Sarah se desenvolveu e amadureceu ainda mais. No início do livro, uma menina madura mas reclusa e que lhe faltava coragem. Já no final, uma menina corajosa, que sabia o que quer e não tinha mais medo de falar o que pensava.
Apesar do drama familiar de Sarah, o livro não é melancólico ou dramático, é lúdico e divertido. A narrativa é em primeira pessoa, o que deixa o livro com um toque especial, que nos faz se envolver mais com a personagem e sua história. Confesso que demorei bastante para terminar a leitura do livro, em algumas partes a leitura foi meio arrastada, mas teve horas que não queria largar! Indico o livro, é uma leitura bem leve e cativante.
Adorei o título do livro, apesar de falarem para não julgar um livro pela capa" eu julgo sempre haha A história parece bem interessante
ResponderExcluirBeijooos adorei a resenha
le-duo.blogspot.com.br
Eu também sempre julgo pela capa e título hahah, mas pode ler sem medo!
ExcluirObrigada! Beijos :)
Oi, a premissa desse livro é incrível, sempre vejo resenhas positivas sobre o livro o que só me da mais vontade de começar a ler esse livro! Acho que vou gostar da leitura, ótima resenha.
ResponderExcluirAbraços
http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/
Pode ler, tenho certeza que você vai adorar!
ExcluirObrigada, bjs!